16 Neto

Introdução

16 Neto é um espaço multidisciplinar com espaço cultural, co-work, loja e restaurante, que existe há 5 anos. Suas actividades culturais têm sido suportadas pela Cooperação Suíça em Moçambique, desde 2018. Seu principal objetivo é criar sinergias, colaborações nas áreas criativas, e dar oportunidades a novos artistas no início de suas carreiras.

Desde a parceria, 16 Neto tem sido mostrando-se como um dos actores pioneiros na promoção de novos artistas e foi capaz de aumentar o número de eventos e oportunidades na área cultural e também tem feito parcerias com os diferentes actores no ramo cultural que resultaram em projectos como Festival Gala Gala, Pfhuka Sessions, Maputo Fast Forward (platforma dedicada a criatividade e inovaçao em moçambique) e outros.

 

Visão

Criar sinergias e colaborações nas áreas das artes criativas e todas as áreas em que está envolvida.

 

Missão

Promover e dar oportunidade a jovens artistas em início de carreira.

 

Historial

16 Neto é um espaço que existe há 5 anos, e as suas actividades culturais tiveram inicio em 2017.

O espaço realiza as seguintes actividades: Espectáculos de Música, Teatro e Dança, Sessões de Cinema; Exposições de Artes; Apresentações Literárias e de Poesia; Workshops, Formações e Debates; Oficinas Criativas; Feiras de Arte e Artesanato;

 

Artistas

Butcheca; Mudungaze; Hugo Mendes; João Roxo; Chris Inácio; George Matsimbe; Iria Marina; Greg Escande; Francisco Sepulveda Nelly Guambe; Nelsa Guambe; Chonga; Maisa Chaves; Hélio Pene; Adiodato Gomes; Pekiwa; João Paulo Bias; Maria Chale; Visualst; ULICA; Chris Born; Pedro Julião; Denise Belo; Euller Wonder; Wilford Machili; Pedro Halar Jr; Nemésio Zuber; Harisse Jane; Ardeskhi; Regular Panda; Celma Costa; David Marcus; Jessica Tajú; Charlotte Bataglia; Diana Amorim; AfroIvan

 

Exposições

Exposição Colectiva, 7 de Dezembro 2016 à 25 de Janeiro de 2017, 16Neto, Pintura, Exposição colectiva com os artistas: Butcheca, Francisco Sepulveda, Nelly Guambe e Nelsa Guambe.

Exposição Colectiva, 21 de Junho à 25 de Agosto de 2017, 16Neto, Pintura, Exposição colectiva com os artistas: Butcheca, Francisco Sepulveda, Nelly Guambe e Nelsa Guambe.

Oeuvres Mozambicaines de Francisco Sepulveda, 25 de Agosto a 28 de Setembro de 2017, 16Neto, Pintura.

90´s Project de Iria Marina, 9 à 20 de Novembro de 2017, 16 Neto, Fotografia, Exposição de Iria Marina com curadoria de Frédérique Martin – As fotografias revivem os anos 90 através do uso de tendências da moda e vibrações da época utilizando jovens artistas e criativos moçambicanos nascidos e / ou criados nos anos 90, sabendo que Moçambique estava a sair da guerra civil e a abrir-se ao mundo da época.

Momentos do Atelier de Butcheca, 2017, 16Neto, Pintura.

Exposição Colectiva DESCONSTRUÇÕES, 23 de Novembro à 07 de Dezembro de 2017, 16Neto, Pintura/Fotografia/Cerâmica/Desenho/Digital, (Des) Construções é uma exposição colectiva digital que apresenta obras de 5 jovens designers, ilustradores, arquitectos, fotógrafos, sound maker moçambicanos nomeadamente Hugo Mendes, Maisa Chaves, Nemésio Zuber, Chonga e Hélio Pene e as suas visões sobre a dinâmica urbana. Eles se permitem usar uma ampla mistura de meio digital e tradicional para desconstruir o visível e mostrar o invisível.

Psychedelic de Adiodato Gomes, 25 de Janeiro à 05 de Março de 2018, 16Neto, Fotografia, O projecto agora apresentado – um ensaio sobre a arte da pintura de cabelos, tissagem e mechas com cores – pretende constituir um manifesto a favor da valorização da liberdade no feminino e masculino.

Second Chance de Mudungaze, 8 de Março à 5 de Abril de 2018, 16 Neto, Escultura e Colagem, No século XXI, o trabalho de um escultor de máscaras é necessariamente uma fusion de tradição e modernidade. Nascido em Maputo em 1980, é na concrete jungle que Mudungaze encontra (sem ter de procurar) os “objetos tidos como desperdício” e os aborda com uma visão inclusiva para as suas colagens tridimensionais.

N´tsutsu de Pekiwa, 24 de Maio à 28 de Junho 16 Neto de 2018, 16Neto, Escultura, O interesse, em torno do mar, continua temáticas e motivos já conhecidos. Os novos trabalhos exploram, todavia, métodos e materiais até agora desconhecidos na sua obra. “É ao mesmo tempo uma ruptura e continuidade, pois quem conhece o meu trabalho reconhecerá traços característicos, mas também verá elementos novos”, afirma Pekiwa. Produzidas com materiais velhos, portas, janelas, artefactos deteriorados, entre outros, trazidos dessas viagens à Ilha de Moçambique, os trabalhos que compõem esta exposição aludem, no entender do artista, à ruína, à memória, à essência, ao Ntsutsu.

Art Bazar, 14 de Dezembro de 2018, 16Neto, Pintura, Desenho, Digital e Cerâmica, Art Bazar é um bazar de artes organizada pela 16Neto para o fecho do ano das suas actividades culturais, com o intuito de trazer novo artistas visuais para o mercado das artes. Este teve a participação dos seguintes artistas: Diana Amorim, Denise Belo, Euller Wander, Nemèsio Zuber, Pedro Halar Jr, George Matsimbe, João Roxo, Maisa Chaves, AfroIvan e Maria Chale.

Ntamu Wa Uthomi de Greg Escande, 6 de Fevereiro à 8 de Março de 2019, 16Neto, Fotografia, Ntamu wa Uthomi é a sua primeira exposição individual e representa o seu trabalho de 2018, realizado na cidade de Maputo.

Exposição Tango em Maputo, 14 à 20 de Março de 2019, 16 Neto, Fotografia, Exposiçaõ de fotografia com os fotografos: David Marcos, Jéssica Tajú e Charlotte Battaglia Dupoizat.

(F)achadas de João Roxo, 27 de Março à 26 de Abril de 2019, 16Neto, Digital, Com o crescimento desenfreado da trama urbana, a ortogonalidade intencional planeada conflui em percursos entrelaçados, aparentemente desprovidos de lógica ou funcionalidade.

Exposição Colectiva (Re)construções, 30 de Abril à 31 de Maio de 2019, 16Neto, Digital/Pintura/Desenho, Hoje. Existe uma trilha aberta, sem fronteiras, a traçar os limites que simultaneamente separam e relacionam o analógico e o digital. Os processos criativos baseiam-se em grande parte em modelos híbridos que oscilam entre o objectivo e o imprevisível. Este cenário urbano cria as condições necessárias para a criação de sequências entrelaçadas de formas e momentos — ruínas de acontecimentos anteriores e projecções indecididas do que está ainda por vir. Seis artistas moçambicanos jovens, activos e reactivos noemadamente Wilford Machili, Evaro Abreu, Afroivan, Pedro JR, Celma Costa e Nair Noronha são convidados a sugerir narrativas dentro do contexto urbano local, reflectindo a sua identidade através de expressões visuais, sonoras ou performativas.

Balanças Quebradas de João Paulo Bias, 26 de Setembro à 19 de Outubro de 2019, 16Neto, Pintura e Colagem, Na sua plasticidade, o tema é retratado essencialmente na modalidade de pintura abstracta, representativa de tentações e pecados que acabam por servir de pretexto para cogitar sobre diversas questões controversas subjacentes na esfera política, social, económica e religiosa de Moçambique e da globalidade.

Exposição colectiva Quiralidade, 23 de Outubro à 11 de Novembro de 2019, 16Neto, A consciência da migração e sua influência na identidade.

MOTIF de Maria Chale, 27 de Novembro de 2019, 16 Neto, Pintura e Desenho, A presente exposição se baseia numa exploração visual de padrões, formas e cores presentes em culturas distintas. Sendo o motif a repetição de uma forma criando padrões geométricos e simbólicos que representam uma cultura, crenças e histórias de uma sociedade. Todas as obras criadas nesta série também partilham um motif, um elemento unificador a ser descoberto pelo observador.

Art Bazar, 13 de Dezembro de 2019, 16Neto, Pintura, Desenho e Digital, Art Bazar é um bazar de artes organizada pela 16Neto para o fecho do ano das suas actividades culturais, com o intuito de trazer novo artistas visuais para o mercado das artes. Este teve a participação dos seguintes artistas: Ardeski, Jess Jane, Regular Panda, Pedro Maumby, Chris Inácio, Hugo Mendes e Hárisse Jany.

Lichumba de George Matsimbe, 04 de Março de 2020, 16Neto, Pintura e Desenho, Lichumba é uma compilação de 16 obras de arte(pintura e desenho sobre cartolina) inspiradas nas escarificações e tatuagens Makondes, é um esboço do incosciente que se materializa e se faz consciente sob forma de imagens expressas pela pintura.

Murumeli de Chris Inácio, 12 de Setembro de 2020, 16 Neto, Pintura, Desenho e Digital, Murumeli é uma exposição de artes visuais e digitais de Chris Inácio, que contém elementos como animação e realidade aumentada inseridas em algumas das obras.

Vozes de Mulheres de ULICA, 25 de Novembro à 20 de Dezembro de 2020, 16 Neto, Pintura e Escultura.

TRAFFIC de Chris Born, 16 de Junho à 16 de Agosto de 2012, 16Neto, Digital e Fotografia, Cativado pela arte de rua “redigida” de Maputo, sistemas de transporte e mudança na paisagem urbana de Moçambique, ele captura 1000s de “ponto imediato e tira ”fotos de Maputo e ao revê-las, procura sugestões no mundano e no inesperado. Quase todas são tiradas no trânsito.

 

Contactos:

Website: https://16neto.com/

Facebook: https://www.facebook.com/16NetoMaputo/

Instagram: https://www.instagram.com/16neto/

Endereço: Av. Agostinho Neto, No. 16, Maputo, Moçambique