Wilson Uanheta

Powerful African Beauty

16 Neto

Texto

Uma coleção com cerca de 30 obras, Powerful African Beauty é uma homenagem à beleza da mulher africana, representada em forma de arte digital. Nesta coleção, o artista Wilson Uanheta destaca o poder inacto das suas inspirações femininas, retratando as mulheres em várias poses poderosas acentuadas pelo seu uso de linhas arrojadas e elegantes, com contrastes de cores entre tons suaves e terrosos, e vivas, e brilhantes. Estas interações transmitem uma distinta feminilidade multifacetada, que é simultaneamente destemida e empoderada, mas que emana suavidade e força, ternura e vigor implacável, vulnerabilidade e resiliência.

Wilson explora as várias narrativas e representações centradas em torno das mulheres na arte africana, em particular no contexto de Moçambique. Embora a dimensão do cenário artístico africana contemporânea continue a expandir-se transnacionalmente, o olhar eurocêntrico tem por vezes restrições a arte africana ao artesanato, criando mercadorias estereotípicas que saturam os mercados de artesanato, como o FEIMA. Procurando interrogar e justapor as representações frequentemente escritas de mulheres africanas e beleza que acompanham estas formas de arte, a colecção de Wilson explora perspectivas multidimensionais de beleza, imbuídas de um olhar distintamente africano.

Expandindo-se para além das percepções materiais da experiência tangível, esta instalação híbrida provoca a conversa em torno da arte nas intersecções dos formatos "tradicional" e "moderno" / "tecnológico". O artista explora e questiona os diferentes meios de representação da arte, contrastando peças físicas, que existem concretamente na nossa realidade através da sua presença material, e que podem ser verificadas como existentes e autênticas através da sua própria presença no espaço físico; e peças digitais, especificamente as NFTs, que não têm um formato físico, mas existem e vivem num espaço digital criado em formatos únicos através do blockchain.