Select Language

Parceiros

A TELA é uma Plataforma Digital de Artes Visuais em Moçambique criada por um colectivo de instituições culturais em Maputo composto por: Centro Cultural Franco-Moçambicano, Fundação Fernando Leite Couto, Associação Cultural Kulungwana, Centro Cultural Moçambicano-Alemão, Espaço Cultural 16 Neto, Camões – Centro Cultural Português, Centro Cultural Brasil-Moçambique, Museu Mafalala e Embaixada de Espanha em Moçambique.

Este colectivo juntou-se em 2020 para reforçar e consolidar o modelo de colaboração cultural através da partilha de recursos e da realização de projectos conjuntos. O objectivo do colectivo é apoiar e promover o trabalho dos artistas, contribuindo com condições favoráveis desde a criação até a distribuição dos seus produtos.

As Artes Visuais são parte integrante dos programas anuais de actividades das instituições promotores da TELA. Todos os anos, dezenas de exposições são realizadas nas suas salas e galerias de arte, conectando com públicos de diferentes horizontes e gerações, promovendo o trabalho dos artistas e proporcionando oportunidades de rendimentos para os mesmos.

A ideia de entrar no espaço digital da internet responde ao desafio de alcançar os mercados internacionais e de aumentar o potencial de visibilidade. As limitações consequentes da pandemia do Covid-19 aceleraram o processo de criação da Plataforma Digital de Artes Visuais em Moçambique para responder a necessidade vital de continuar a promover o trabalho dos artistas levando as suas exposições às “telas” dos seus públicos.

Com a Tela, as instituições culturais contribuem também para a formação e o alcance de novos públicos, e o posicionamento de Moçambique no mapa mundial das artes.