Adiodato Gomes

Fotografia

Introdução

Adiodato Gomes nasceu em Maputo a 7 de Agosto de 1972. A sua infância foi normal, como a de qualquer criança do Bairro do Aeroporto, onde viveu até aos 7 anos, tendo depois mudado para a cidade e o Bairro da Polana. Já adolescente, começou a trabalhar como DJ.

Percurso Artístico

Em 1995 iniciou a sua carreira como produtor e promotor de eventos culturais. Foi nessa época que, em consequência dessa sua actividade, nasceu o seu interesse pela fotografia, sendo o seu estilo fotográfico a fotografia de histórias e em estúdio.  

Exposições

2019 DANÇAR – Narrativas Trípticas – Centro Cultural Franco Moçambicano – Maputo, Moçambique 3ª exposição individual Centro Cultural Franco-Moçambicano, curadoria de Ute Fendler. Projecto no âmbito do Dia Internacional da Dança em forma de homenagem aos bailarinos de dança contemporânea. 2018 PSYCHADELIC | Beyond Hairstyle Norms – 16 Neto – Maputo, Moçambique 2ª exposição individual na Galeria 16 Neto, curadoria 16 Neto. Este projecto era sobre um tabu há alguns anos atrás, e mesmo agora, em Moçambique. O fotógrafo sempre admirou pessoas com coragem de se expressarem além do conceito das normas e padrões estabelecidos pela sociedade, sem medo de serem julgadas, assumindo o que gostam e continuando fortes nas suas convicções, mesmo sendo vítima da sociedade, seja através de cores no cabelo, tatuagens, atitudes, etc. Cabelos coloridos tornaram-se sinónimo de estilo, personalidade. O tabu e preconceito existem em toda parte do mundo. Infelizmente, tudo que é diferente do padrão, se torna algo abominável e terrível, pessoas são julgadas e descriminadas pelo facto de usarem o colorido no cabelo, tissagem, mechas. Diversas razões motivaram certas pessoas a optar pela mudança de cor nos cabelos, querendo ser diferente do comum, pelo gosto ou paixão por cabelos, por uma questão de personalidade. 2016 LUVANO – Fundação Fernando Leite Couto – Maputo, Moçambique 1ª exposição individual na Fundação Fernando Leite Couto, com a curadoria do fotógrafo moçambicano Filipe Branquinho. Projecto composto por dois elementos: fotografia e pintura corporal. A fotografia retrata uma mulher grávida. A valorização do corpo feminino nesse momento delicado e precioso, foi enriquecida pela arte da pintura corporal. O nome escolhido para intitular o projecto foi o nome do filho da modelo.  

Reconhecimento

Artigo na CNN: Abrir numa nova janela