Gonçalo Mabunda | Santos Mabunda | Rodrigo Mabunda

Os Mabundas

Camões – Centro Cultural Português | Maputo

Introdução

Exposição “Os Mabundas”, uma apresentação inédita do trabalho dos artistas moçambicanos, Gonçalo, Santos e Rodrigo Mabunda. A mostra idealizada pelo Camões em Moçambique tem um trabalho curatorial conjunto do Arquiteto Guilherme Godinho e do Diretor do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, João Pignatelli.

 

Conceito

Esta arrojada iniciativa, que conta com o apoio do Barclays Bank Moçambique, teve como objetivo mostrar, na cidade onde nasceram os artistas, a singularidade e excelência dos trabalhos apresentados e divulgar junto do público nacional e internacional o fértil trabalho criativo de três d mais talentosos artistas plásticos de Moçambique na atualidade.

Nesta mostra familiar, as obras selecionadas foram apresentadas dentro de um discurso curatorial que envolve não só a disposição espacial das obras em harmonia com o genius loci da sala do Camões, mas também fatores como a tonalidade das paredes, a luminosidade, a presença de textos, entre outros elementos. O olhar dos curadores explorou uma opção de trabalhos representativos dos diversos estilos representados pelos artistas.

Nesse âmbito, o público pode assim ver um conjunto de cerca de 40 obras dos irmãos Mabunda, que durante o seu percurso desenvolveram linguagens muito particulares, tal como técnicas diferenciadas e específicas de expressão artística.

 

Informação

A exposição “Os Mabundas” – Gonçalo, Santos e Rodrigo, reúne um conjunto abrangente de obras produzidas recentemente, que inclui um painel coletivo produzido propositadamente para a ocasião. A Exposição esteve patente entre ao de abril a 31 de maio de 2109.