João Donato

Itinerários

Camões – Centro Cultural Português | Maputo

Introdução

Exposição “ITINERÁRIOS”, apresentação individual do ceramista moçambicano João Donato.

João Donato iniciou o seu trabalho na arte da cerâmica em 2002 no Brasil, com a mestre ceramista Cecy Sato. Em 2005 foi para Londres onde estudou e trabalhou como técnico de cerâmica até 2011. No mesmo ano regressa a Maputo, onde atualmente vive e trabalha.

 

Conceito

Em “ITINERÁRIOS”, João Donato apresentou cerca de 60 obras de produção recente, que conduzem o visitante para diferentes mundos, entre a mitologia e a natureza, percorrendo também entre a diversidade da fauna, o desembaraço, o alojamento temporário, os percursos urbanos e outros elementos que integram a cultura moçambicana.

 

Obras

Consulte o catálogo da exposição.

 

Informação

O projeto da exposição “Itinerários” contou com a especial participação do jornalista, ensaísta e escritor António Cabrita, que apresentou de forma inédita no catálogo desta mostra uma reflexão poética sobre cada itinerário que compõe um conjunto de obras do ceramista João Donato.

“ITINERÁRIOS”, um projeto do Camões – Centro Cultural Português em Maputo contou ainda com o apoio da Fundação Fernando Leite Couto e a Sociedade de Águas de Moçambique (Água Namaacha) e esteve patente de 14 de outubro a 16 de novembro de 2020.