Mário Tique

Debaixo do Sol

Fundação Fernando Leite Couto | Maputo

Introdução

Numa segunda exposição individual de pintura, Mário Tique apresenta-nos “Debaixo do Sol”.

O trabalho deste artista plástico, ainda não seja muito conhecido no mundo da arte, constitui uma surpresa quer pela qualidade técnica das suas obras, quer também pela forma como trata e explora o tema.

A acção, decore numa simultaneidade de cores que parecem reproduzir a própria intensidade da luz do Sol. Abandonando um ponto de vista simples e as proporções normais, o artista utiliza linhas geométricas para reduzir a anatomia humana e os objectos que a compõem.

Nas suas obras, Mário Tique lembra-nos que, seja qual for a profissão escolhida, a importância do trabalho, vai muito além da satisfação das necessidades básicas diárias.

Talvez por isso a pintura de Mário Tique é concebida em pequenas porções como se, cada uma delas, abrisse para nós, um caminho novo. Numa inspiração baseada no Cubismo, contudo menos monocromático, destacando as cores e os ritmos das composições, “Debaixo do Sol” fala-nos de anseios e esforços, resiliência e força de vontade, para garantir um mundo melhor às gerações futuras.

Tal como as imagens de Mário Tique, que só fazem sentido quando os pedaços estão ligados entre si, o Mundo é hoje um conjunto de diversidades únicas.

O homem pode traçar a História através do uso da mente e muitas das vezes, ao imagina-la, procura alcançar a sua realização pessoal, com a vontade e a capacidade que são necessárias à mudança de uma sociedade, simultaneamente complexa e inovadora.

Vivemos “Debaixo do Sol” diz-nos Mário Tique, devemos aprender a trabalhar juntos neste momento de grandes incertezas sobre o futuro da espécie humana, em que a Pandemia expôs fragilidades e danificou direitos.

Yolanda Couto