Titos Pelembe

Cerâmica | Escultura | Pintura

Introdução

Titos Pelembe (n.1988, Maputo).

Em 2013 licenciou-se no curso de Artes Visuais pelo Instituto Superior de Artes e Cultura – ISArC.

Em 2009 graduou nos cursos médios de Formação Pedagógica e Cerâmica pela Escola Nacional de Artes Visuais.

Em Portugal frequenta presentemente o doutorado em Educação Artística, anos lectivos 2020/23, tendo terminado o mestrado em Arte e Design para o Espaço Público em 2020, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

É membro colaborador e investigador do projeto IDENTIDADES Coletivo de Ação / Investigação (ID_CAI).

Em Maputo desempenhou funções como vice-presidente do Núcleo de Arte entre os anos de 2016 a 2018. Actualmente é mentor do projeto Repensar as Artes e colaborador na área de artes gráficas com a galeria Kulungwana e o Museu das Pescas, entre outras organizações culturais, trabalhando também esporadicamente com a Presidência da República. Tem participado regularmente em exposições em Moçambique, Portugal e Holanda.

Dentre várias participações e colaborações destacam-se as mais recentes em 2021:

1. Como Moderador e crítico convidado em torno da conversa realizada no contexto da exposição “Octopus e Miopia”, de autoria do artista plástico moçambicano Ilídio Candja na Galeria Quadrum, Lisboa;

2. A exposição e intervenção pública “Primeira Avenida/Duplo Sentido”, Projeto desenvolvido no decurso do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público MADEP em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Portugal.

O 8o Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística – EPRAE, Faculdade de Belas Artes Da Universidade do Porto e “Educação, Arte e Propaganda”: aula aberta do Doutoramento em Educação Artística.

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Desde 2016 tem trabalhado em Moçambique e Portugal, com particular interesse em explorar as dinâmicas artísticas que ocorrem nas cidades de Maputo, Lisboa e Porto.

 

Exposições Individuais

2018 – Exposição individual no Conselho Municipal da Cidade de Maputo, no enquadramento das “Celebrações dos 5 anos de Xiquitsi”

2018 – Exposição “Fragmentos da Vida” na Fundação Fernando Leite Couto.

2020 – 3a exposição “Porto de Memórias” no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, Portugal.

 

Exposições Individuais

2020 – participa na “Silêncio no Lugar Presente” no MU.SA, Galeria Municipal de Sintra; 2019 participa na “Bienal Internacional de Gaia” em Portugal

2019 – participa na exposição “Artistas Moçambicanos em Portugal” no Palácio da Ajuda, Lisboa;

2019 – Participação no Festival Encontrarte Amares com a apresentação da instalação interativa “Jogo Modular” em torno da ludicidade e do uso contemporâneo do espaço público.

2018 – participa na 3o Bienal Internacional de Arte de Gaia, “Ubuntu”, Polo de Gondomar. Curadoria: Humberto Nelson.

Desde 2016 – tem trabalhado em Moçambique e Portugal, com particular interesse em explorar as dinâmicas artísticas que ocorrem nas cidades de Maputo, Lisboa e Porto.

 

Reconhecimento

Prémio FUNDAC

Bienal TDM

Expo Anual MUSART

Prémio DESCOBERTA

Prémio Camões (Maputo) de Banda Desenhada e exposições temáticas promovidas pelo Banco de Moçambique

Prémio – “Revelação Francofonia“, Centro Cultural Franco-Moçambicano