Luís Santos

Escultura

Introdução

Luís M. S. Santos (1993) é um artista plástico Moçambicano que graduou no ramo de Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, em 2016. Está sediado em Moçambique, onde lecciona a disciplina de Desenho na Faculdade de Artes Plásticas do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC). Participou em diversas exposições colectivas dentro e fora de Moçambique. No seu trabalho, Luís Santos pensa na estranheza de estar vivo, na desarmonia entre o Homem e a Natureza e na relação do Homem com o objecto.

 

Formação

2016
Licenciatura no ramo de Escultura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Porto, Portugal.

2015
Participa de uma formação em vidro soprado em moldes, no Centro de Formação Profissional para a Indústria da Cerâmica (CENCAL), Marinha Grande, Portugal.

2014
No âmbito do programa de intercâmbio ERASMUS + faz seis meses da sua formação na Accademia di Belle Arti di Brera, em Milão, Itália, onde estuda Técnica de Mármore e Pietre Dure, assim como Anatomia Artística, Decorazione e Cromatologia.

2012
Participa de uma formação intensiva em Desenho, no Clube de Desenho do Porto, Portugal.

2010
Termina o ensino Secundário no Colégio Kitabu, em Maputo, Moçambique.

 

Experiência profissional

2019
Formador dos cursos de Desenho para iniciantes na Oficina Criativa Matéria-Prima em Maputo, Moçambique.

2018
Assistente de curadoria da exposição colectiva “(RE)LEMBRAR: Mystery of Foreign Affairs”, no Camões – Centro Cultural Português e Fortaleza de Maputo, em Maputo, Mozambique.
Curador da exposição “RDA em Moçambique, Fotografias de um tempo esquecido”, de Katrin Bahr, no CCMA – Centro Cultural Moçambicano-Alemão, Maputo, Moçambique.
Co-curador da exposição “Do Norte para o Sul, entre paisagem e o Homem” da artista Sara Carneiro, no CCMA – Centro Cultural Moçambicano-Alemão, em Maputo, Moçambique;
Curador da exposição “Ponte que liga vidas” no CCMA – Centro Cultural Moçambicano-Alemão, em Maputo, Moçambique.

2017 ao presente
Docente da disciplina de Desenho I e II do 2º ano de Artes Visuais na Faculdade de Artes Plásticas do ISArC – Instituto Superior de Artes e Cultura, na Machava, Matola, Moçambique.

2017
Docente da disciplina de Multimédia I e II do 3º ano de Artes Visuais na Faculdade de Artes Plásticas do ISArC – Instituto Superior de Artes e Cultura, na Machava, Matola, Moçambique.

2016
Assistente técnico de Escultura no atelier do artista plástico português Baltazar Torres, no Porto, Portugal.

 

Exposições

2021
Residência criativa audiovisual UpCycles.
Exposição digital “Distras” II da galeria Arte de Gema na feira da ARCO, juntamente com os artistas Butcheca e Filipe Branquinho.

2020
Exposição colectiva “Habitantes do Desenho” da Bienal internacional de Desenho de Maputo, Moçambique.
Representado pela galeria Arte de Gema na feira de arte African Galleries Now online no Artsy.
Representado pela galeria Arte de Gema na feira de arte internacional FNB Art Joburg realizada online.
Residência artística Empty Room.
Exposição digital “Conter” criada na galeria Dentro no Porto, Portugal.
Exposição digital “Distras” II da galeria Arte de Gema na feira da ARCO, juntamente com os artistas Butcheca e Filipe Branquinho.

2019
Primeira exposição individual intitulada “Aquilo que o corpo já esqueceu” no Centro Cultural Franco-Moçambicano, com curadoria de Sara Carneiro, em Maputo, Moçambique.
Exposição colectiva “Pares” no âmbito da 3ª Bienal internacional de Gaia 2019, Vila Nova de Gaia, Portugal.

2018
Exposição colectiva “(RE)LEMBRAR: Mystery of Foreign Affairs”, Camões – Centro Cultural Português, Maputo, Moçambique.
Expõe juntamente com a artista Portuguesa Sara Carneiro na Fundação Fernando Leite Couto, na mostra intitulada “Quando olho para mim, não me reconheço”.

2017
Exposição “Absa L’Atelier competition 2017”, em Joanesburgo, África do Sul.
Exposição colectiva de abertura do CCMA – Centro Cultural Moçambicano-Alemão, em Maputo, Moçambique.

2016
Exposição de têxteis construídos no âmbito da “Contextile 2016”, Têxteis Contemporâneos em Guimarães, Portugal.
Exposição colectiva “Bordalo Pinheiro 170 anos depois”, uma exposição comemorativa da vida e obra do ceramista e cartoonista Rafael Bordalo Pinheiro, realizada na Reitoria da Universidade do Porto, no Porto, Portugal.
Exposição colectiva “Sem título, técnica mista, dimensões variáveis”, na galeria Geraldes da Silva, no Porto, Portugal.
Exposição colectiva “Onde o vento vai dar a volta” na galeria Mundano, com a participação de Sara Carneiro e Catarina Braga, no Porto, Portugal.
Exposição colectiva “Aqui Fora” realizada no Palacete Pinto Leite pelos alunos de quarto ano de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Porto, Portugal.

2015
Exposição colectiva “Tubos de ensaios” realizada pelos alunos do terceiro ano de Escultura, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Porto, Portugal.

2014
Exposição colectiva “O Desenho no Museu Anatómico” no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, Portugal.

2013
Escolhido para participar na exposição colectiva “Começar” realizada na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no Porto, Portugal.

2012
A convite do Arquitecto Nasser Bay, faz a sua primeira exposição de desenho no anfiteatro do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias em Moçambique (ISCTEM), em Maputo, Moçambique.

 

Destaques, reconhecimentos e prémios

2021
A sua obra “Red Child” é seleccionada para a colecção de artistas em ascensão pela Artsy.

2020
Vencedor do 3º lugar na exposição digital de Banda Desenhada Kurika.3 organizada pela Galeria Kulungwana, Maputo, Moçambique.

 

Contactos

E-mail: 93lmss@gmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/93lmss/

Facebook: https://www.facebook.com/93lmss

Web: http://cargocollective.com/LMSS-93?fbclid=IwAR37YsKRefqJ9dfK_iJsqfgx164-5QsKPc1xuOV6qtcT52mTglBiD6YILws