Chris Tó Inácio

Desenho | Digital | Pintura

Introdução

Mais conhecido por Chris Creator artista visual e fundador da marca moçambicana XINDZUTI.

Nasceu no Hospital Central de Maputo, Cidade de Maputo, Moçambique a 29 de Abril de 1994.

Frequentou a Escola Primária em Maputo e posteriormente em Maxixe, distrito de Inhambane, a Escola Secundária frequentou em Maxixe e posteriormente em Chimoio, distrito de Manica.

Chris Creator considera a arte em sua vida como um meio de garantir a sua liberdade e a partir dela poder se expressar através dos seus desenhos e suas pinturas, estando dedicado em cada processo artístico é capaz de aprender e praticar para que dê o melhor de si .

 

Percurso Artístico

Iniciou a desenhar no dia 1 de Junho de 2018, tendo se inspirado pela sua própria vontade de aprender a desenhar, começou por desenhar objetos aleatórios e posteriormente, criou sua própria técnica de desenhos e pintura.

A sua primeira exposição colectiva de pinturas abstratas e máscaras, foi em Março de 2019 no Orange Corners, Consulado da Holanda.

A evolução da sua obra o levou a participar na exposição coletiva de pinturas e casacos no dia 13 de Dezembro de 2019 no evento Art Bazar na galeria 16Neto.

Em Setembro de 2020 fez a sua primeira exposição individual chamada MURUMELI que fez parte da programação do FESTIVAL GALA GALA, no espaço cultural 16Neto.

 

Exposições

Exposição Colectiva de Pinturas Abstratas e Máscaras, Consulado da Holanda, Março 2019, Orange Corners.

Art Bazar, 16 Neto, Dezembro 2019, 16Neto, Art Bazar é um bazar de artes organizada pela 16Neto para o fecho do ano das suas actividades culturais, com o intuito de trazer novo artistas visuais para o mercado das artes.

Exposição Murumeli, Festival Gala Gala, Setembro 2020, 16 Neto, Murumeli é uma exposição de artes visuais e digitais de Chris Inácio, que contém elementos como animação e realidade aumentada inseridas em algumas das obras.