Nália Agostinho

Djindjiritana & Quixotes Plásticos

Embaixada de Espanha | Maputo

Introdução

Com a exposição a Nália, quis trazer uma ponte entre Moçambique e Espanha usando o elemento moçambicano: o Djindjiritana pássaro que segundo os contos, constrói o seu ninhos nos embondeiros e que representa também as crianças e a literatura Espanhola de Miguel Cervantes: Dom Quixote. O primeiro reflecte a ingenuidade, pureza e sonhos de criança e a segunda remete as ideologias, vivências e desafios da fase adulta neste caso explorando os ideais de Dom Quixote sobre as vestes de mulher.

 

Obras

Gigantes construídos, 1.30x1.50 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Por vezes engrandecemos situações e criamos gigantes em nossas vidas, enraizámo-los tão profundamente nos nossos subconscientes que os mesmos embaciam a nossa mente deturpando a nossa visão da realidade. Esses gigantes nos consomem, nos magoam. Precisamos sempre de amigos e familiares nos que possam ajudar a sacudir essa névoa e ajudar a ver as situações pelo o que realmente são e seguir em frente.

Nobreza da Alma, 1.50x1.50 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Morro e nasço todos os dias, estou em constante mutação; Se derrama uma cascata de luz; Vergo me, mas não me sinto nem diminuida nem humilhada, o espirito se espande; O orgulho que uma vez habitou em mim se esvai; Morro e renasço mais leve e nobre.

Ideologia do Amor, 1.60x1.70 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Um Amor puro, um amor rico, um amor que vos quer ver protegidos da realidade e da amargura lá fora; Só quer que percorram os seus sonhos não vividos e que sejam bem suscedidos. Vos prepara para que não tropecem nas mesmas pedras que o calejara, Hoje se sentem prisoneiros, amanhã entenderão que gaiola sempre esteve aberta. Oxalá um dia percebam que tudo o que fazia era pelo bem que vos queria.

Purificação, 1.30x1.50 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Busy! Busy! Nos dias que correm quem não esta “busy” não esta na moda. Queremos mudar os outros, queremos o mundo, mas e o ‘’nosso’’ mundo esta mudado? Vamos parar, respirar,fechar os olhos e mergulhar lentamente neste mar de revoada branca ao nascer do sol, olhar para dentro de nós e fazermos paz com tudo o que o que nos atordoa, pequena ou grande que seja a cicatriz. Só nos curando podemos dar espaço a este Ser sereno, resiliente, forte e capaz de mudar o mundo e ajudar o próximo.

Sinergia dos Sonhos, 1.30x1.50 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Sonho de uma vida cheia de aventuras e alegrias onde a fraternidade, empatia, amizade e solidariedade fazem deste sonho o mais colorido dos jardins. Oxalá creascamos todos assim, fortes e juntos e que os caminhos dispersos da vida nos levem sempre a este nosso mundo onde todos somos Um.

Colíbris, 1.30x1.80 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Confiante, cheia de garra, não tem medo de dar um salto no escuro, corre atraz dos seus sonhos; Sem medo das suas imperfeicoes, aliás, as abraça de tal forma que se permite ser livre e transcender.

Corpos Insubmissos, 1.50x1.50 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Imponente Embondeiro forjado pelos corpos fortes unidos pelo ritual da dança da vida e reseliênçia ao som das canções de união e liberdade.

Intersecção de Universos, 1.50x180 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Um mundo onde todos somos coloridos, onde cavaleiro e pássaros andam de mãos dadas, criando assim de um modo singelo e tímido um encontro de universos de cores vibrantes e alegres.

Sou igual a Mim, 1.30x1.80 metros, Técnica mista sobre tela (Tinta acrílica; Tinta de óleo; Pastel de óleo) - (2021)
Passamos a vida toda a tentar ajustar-nos ao que a nossa família, amigos e sociadade espera que sejamos, esquecemo-nos que cada um é como é, nem mais , nem menos. Passamos a vida infelizes por não parecermos e não possuirmos o que os outros possuem, esquecemo-nos que cada um tem o seu próprio destino e o seu proposito à seguir. Nunca mais seremos o que somos hoje e o que fomos ontem, portanto, sejamos fiéis a nós mesmos.